terça-feira, 6 de outubro de 2009

A reação da Microsoft no mercado de celulares


Segundo a Microsoft, já foram vendidos 1 milhão de celulares com o seu sistema operacional no Brasil. Mesmo assim, tava na hora de a empresa líder em softwares no mundo olhar com mais carinho para sua plataforma móvel.

De certa forma, o Windows phone, lançado mundialmente hoje, é esta reação.

À tarde, conversei por telefone com o diretor-geral do grupo de serviços online e consumo da Microsoft Brasil, Osvaldo Barbosa:

- Os usuários precisam entender que existe uma categoria de smartphones que roda Windows - frisou.

A Microsoft quer atrair as pessoas para sua plataforma pela familiaridade com que já têm com a versão do sistema para computadores. Isso conta, de fato.

De Windows phone, a empresa chama os aparelhos com a versão 6.5 do sistema operacional Windows Mobile. Por essas bandas, foram anunciados três modelos de aparelhos, que chegam em novembro pela TIM. São eles o Samsung Omnia II, o Touch2 da HTC (aí na foto acima) e o LG GW550.

Ok, o nome Windows phone não passa de uma estratégia de marketing.

##

Para mim, o lançamento mais significativo foi o Windows Marketplace for Mobile. É que, depois que o iPhone fez escola com a App Store, qualquer fabricante que se preze precisa ter uma loja virtual de aplicativos para não perecer neste mercado.

Na loja da Microsoft, serão oferecidos inicialmente 200 aplicativos para serem baixados direto pelo celular, informou Barbosa. Estes poderão ser comprados via cartão de crédito ou via operadora. Claro, também vai ter aplicações gratuitas.

Mas não dá para esquecer, como ponderou o executivo da Microsoft, que já existem mais de 20 mil aplicativos para Windows Mobile. O usuário poderá seguir adquirindo esses aplicativos direto com seus desenvolvedores.

Da nova versão da plataforma móvel da Microsoft, Barbosa destaca a nova interface, mais amigável. Também foi melhorado o suporte a celulares sensíveis ao toque. O aparelho, claro, tem suporte a teclado físico do tipo qwerty. Também vem com nova versão do Internet Explorer, permite navegar por páginas com Adobe Flash e abrir e editar documentos em Word, Excel e PowerPoint. 

Outra novidade apresentada foi o Microsoft My Phone, serviço gratuito que permite fazer o backup e compartilhar conteúdo do celular na internet. Se você perdeu seu celular, pode recuperar os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário